O inverno, como cada uma das estações, tem seus encantos: é uma época de aconchego, de comidinhas quentes e gostosas, de ficar recolhido, escondidinho do frio....
...mas também é época de preparação para a primavera: aproveite para tirar algumas horinhas no seu dia ou final de semana para preparar seu jardim em casa ou apartamento para a primavera. Retire folhas secas e feias, pode arbustos e galhos e pulverize com calda bordalesa, para que cicatrizem e não percam seiva. Afofe a terra, adube, plante o que vai florescer na primavera. Deixe tudo preparado para a estação das cores.
Estive mexendo no meu jardim à noite durante a semana, no pouco tempo que me resta, pois neste ano não vou ser privada de ter um jardinzinho gostoso quando esquentar. Prometo postar as fotos dos preparativos, o que não fiz agora porque o filhote saiu com meu carro e a máquina estava dentro. Snif!!!
Mas essa "mexilança" toda me fez refletir muito. Também temos nossos "invernos" interiores. Períodos em que somos avassaladas pelo frio da tristeza, que congela nossas almas e nos deixa impotentes, inertes, desanimadas, e, o que é pior: sem fé. Nossa tendência nesses momentos é culpar os outros, o sistema, as pessoas que nos impuseram, direta ou indiretamente determinado sofrimento. E esperar. Esperar. Esperar.
_Esperar o que, gente?!?!?!?!
Senti que não devemos esperar inertes. O inverno vem. Sempre. Pra todos. De uma forma ou de outra todo mundo sofre. E só quem passa pela situação é que tem capacidade de dimensionar o sofrimento. Ninguém é mais ou menos sofredor. Mas, graças à analogia estabelecida entre a transição inverno-primavera, consegui ver as coisas de outra forma. O problema tem a dimensão que você empresta a ele. Então, me decidi a deixá-lo um pouquinho de lado e encarar as coisas de outra forma: estou preparando o meu jardim interior para a primavera. Podando, adubando plantando. Porque decididamente desejo me extasiar com a visão das flores na primavera. Desejo sentir o perfume das flores e ouvir o canto dos pássaros. O inverno vai passar. E do modo como você se porta e encara o frio é que dependerão os dias mais quentes e floridos. Nada nasce sem plantio. E a colheita também é obrigatória. Tudo é questão de tempo.
E você, não vai preparar seu jardim???????????
Um final de semana maravilhoso, de muita paz para todas vocês.
Grande abraço.
Renata
pro jardim da casa tenho meu jardineiro fiel, meu marido, pro meu jardim interior procuro, insisto e me esforço para que a primavera venha acompanhada de todas as matizes ao desabrochar das flores.
ResponderExcluirbj caloroso!
É verdade amiga! Já estou olhando para o meu jardim e pensando em plantar mais uma s flores.Obrigada pela visita e por me seguir.
ResponderExcluirBeijinhos e bom final de semana.
Gilda
Olá Renata!
ResponderExcluirVou seguir as tuas dicas... e começar a preparar meu jardim para a primavera.
Obrigada pela visita!!!
Bjos
Rê, que lindo seu texto. Temos os invernos mas graças a Deus temos as primaveras, verões e outonos.
ResponderExcluirVocê estava inspiradérrima quando escreveu isso. Lindo, lindo.
Bjs
Maristela
Rê, vc é demais!!! Adorei o que escreveu e tenho certeza disso...atravessamos, as vezes, invernos bem rigorosos...mas sabemos que teremos bons olhos para as flores que virão...É claro que ,com as pessoas queridas por perto, nossos invernos ficam mais aquecidos...Obrigado por tudo!!! bjsssss
ResponderExcluirOi Dadá, tudo bem? Que lindo texto. Estamos sempre nos preparando para mudanças, seja das estções, seja da vida,e elas nos trazem ensinamentos que levaremos para nos preparar para a mudança seguinte....Obrigada pela visita linda e tenha uma linda terça- feira,bj Nina
ResponderExcluir